Wednesday, June 30, 2010

Professor Carlos e Senhor Queiroz, a Conclusão (por agora)

Escrevi aqui no blog, há uns tempos, sobre a capacidade de Carlos Queiroz ser capaz do melhor e do pior.

Tive o prazer de ver o jogo Portugal-Espanha num ambiente internacional. Ao intervalo do jogo, todos os que perguntavam pelo resultado tinham, por parte do único espanhol com cojones para ver o jogo no meio da comunidade lusa, a resposta de "Espanha perde 0-0", numa alusão ao sentido que o jogo estava a ter. Contrariando de resto a opinião expressa a posteriori pelo seu selecionador!

O que vi ilustra o que também já tive oportunidade de comentar. Portugal apareceu na África do Sul com a defesa mais forte em prova. De resto, exeptuando o jogo com a Costa do Marfim, apresentou uma capacidade ofensiva que me surpreendeu e à qual um bocadinho mais de sorte poderiam ter vaticinado melhor sorte.

Ao intervalo comentava com os outros portugueses que "agora até acredito que não precisamos dos penaltis", numa alusão à sensação que seríamos campeões sem marcar golos. Pressuposto que se baseava numa defesa de ferro, que começava no ataque e que deixava para a defesa as sobras. Para quem não percebe, reveja o jogo com o Brasil, os primeiros 55 minutos e os últimos 10 minutos, ambos de ontem!

No entanto havia um factor com que não contava. O factor Senhor Queiroz! Por motivos ainda por decifrar, Carlos Queiroz não gosta de estar em vantagem sobre um adversário! Será ou o treinador mais generoso do mundo, ou o de mais fracas convicções. Senão façamos uma breve análise de momentos marcantes da carreira:

1994, Alvalade, Sporting 3 - Benfica 6
Nesta tarde memorável para o SLB, ao intervalo o jogo estava 3-2 a favor dos forasteiros. No recomeço, Queiroz deixa o defesa esquerdo no banco, para lançar um médio ofensivo. Toni (o tal que parece que ajudou a Costa do Marfim) manda o Benfica passar a atacar por ali. Passar é o verbo correcto porque o Sporting tinha uma das melhores equipas da sua história, foi atropelado por um Benfica, em casa e acabou a época sem títulos.

2008, Alvalade, Portugal 2 - Dinamarca 3
Nesta noite memorável para os vikings, Portugal atacou muito (e mal!) mas a dez minutos do fim apenas ganhava por 2-1. Então Queiroz decide intervir! Vai de tirar Hugo Almeida, o único em campo com arcaboiço para suster o poderio físico dos Dinamarqueses. Num espantoso (mas não imprevisto) volte-face, até os visitantes ficaram abismados com o resultado que conseguiram, uma vez que estavam felizes com o perder por poucos... Ah! Portugal ainda conseguiria um empate a 0 com a poderosa selecção albanesa!

Ontem, 2010, África do Sul, mais uma vez Hugo Almeida, o homem que segurava os centrais espanhóis no seu meio campo, ou perto dele, permitindo a Simão e Ronaldo serem magnificamente anulados pelos laterais espanhóis (que também não subiam). Factos que parecem de somenos importância, não fosse o facto de Danny não intimidar ninguém! Aos 56 minutos, e talvez aborrecido por não estar a perder, decide mudar o desenho táctico. A consequência? Os laterais espanhóis começam a subir e no espaço de 15 minutos a Espanha marca um golo e cria ocasiões para mais dois ou três. Queiroz reagiu, voltou a colocar um ponta de lança, mas o estrago estava feito, Liedson nao segura jogadores da craveira de Puyol a lado nenhum e a ganhar nem precisavam de arriscar nada...

A finalizar uma nota aos jogadores. Deco não devia ter posto os pés neste Mundial! Apraz-me ver a coerência dos que criticaram Rui Costa quando afirmou que a final do Euro 2004 seria o seu último jogo (depois de também o terem empurrado de lá para fora) e agora defendem que Deco devia jogar. Um jogador que fala como ele falou da selecção antes do Mundial, não faz falta. Moutinho, Martins e até Maniche ou Manuel Fernandes fariam mais e melhor do que Deco fez (ou tem feito)!
Ronaldo devia antes perguntar ao Queiroz porque jogou tantas e tantas vezes mal! Porque o deixava ficar em campo quando ele se tornava o primeiro defesa da equipa adversária, porque insistia num campitão mimado, que antagoniza o público (Portugal-Albânia, Municipal de Braga, Setembro 2008) e agora incendeia uma opinião pública frustada? Ser capitão também é pensar as palavras...

2 comments:

  1. Estava 3-2 para o benfica ao Intervalo

    ReplyDelete
  2. Correcções devidamente efectuadas. Retirado capítulo da Supertaça de Espanha. Queiroz acabou por conquistar esse titulo com uma vitoria por 3-0 no Santiago Bernabéu, após derrota por 2-1 em Mallorca.

    ReplyDelete