Wednesday, November 23, 2011

Animal Farm - O Triunfo dos Porcos

Hoje faz-se uma caminhada cultural pelo curto romance de George Orwell. A fábula devia ser ensinada na escola, nas escolas do mundo. Claro que a leitura do texto nos mostra porque nunca ninguém ousará incluir algo deste calibre num currículo escolar.


"No one believes more firmly than Comrade Napoleon that all animals are equal. He would be only too happy to let you make your decisions for yourselves. But sometimes you might make the wrong decisions, comrades, and then where should we be?"
Ninguém acredita mais firmemente que todos os animais são iguais do que o Camarada Napoleão. Ele ficaria satisfeitíssimo se vocês decidissem por vocês, mas por vezes podem tomar as decisões erradas e então, como ficaremos?

Ou na Madeira: "votos de cada partido presente são contados como representando o universo de votos do respectivo partido ou grupo parlamentar”.


Ao longo de todo aquele ano os animais trabalharam como escravos, mas felizes no seu trabalho. Suportavam todos os esforços e sacrifícios conscientes que tudo o que faziam era para benefício próprio e dos seus descendentes, e não para um bando de humanos usurpadores.

Ou a versão de Pedro Passos Coelho: "As dificuldades existem e têm de ser enfrentadas. Mas vale a pena enfrentá-las e ganhar força para as ultrapassar. Trata-se também de uma oportunidade para fazermos as coisas de modo diferente para futuro." (Publicada no facebook do referido, segundo o Diário Económico online de 22 de Novembro de 2011)


No comments:

Post a Comment